O Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa tem como objetivo geral «manter a atividade da instituição escolar face aos possíveis efeitos da pandemia, nomeadamente o absentismo dos profissionais e dos alunos e respetivas repercussões nas atividades escolares e no ambiente familiar e social de toda a comunidade educativa».

A escola assume um papel muito importante na prevenção de uma pandemia de Corona Vírus, pela possibilidade de contágio e rápida propagação da doença entre os seus alunos e profissionais.

Ter um Plano de Contingência significa estar preparado e ter a capacidade de tomar medidas de ação rápidas uma vez instalada uma situação de pandemia, assim como recuperar rapidamente das consequências desta situação.