Escola Básica 2º e 3º ciclos Padre José Rota

A EB23 Padre José Rota é contígua à Escola Secundária de Forte da Casa, embora a entrada principal se faça pela Avenida Terra da Pastoria.

É uma escola constituída por um edifício composto por três blocos, um pavilhão gimnodesportivo e balneários exteriores.

Atualmente, o seu corpo discente caracteriza-se por uma coexistência de diferentes culturas com as inerentes diferenças de valores e tradições.

Os cerca de 600 alunos que frequentam a escola estão distribuídos pelos 5 anos de escolaridade que compõem os 2º e 3º ciclos do ensino básico; pelo CEF (Curso de Educação e Formação) e pelo PIEF (Projeto Integrado de Ação e Formação), um projeto estruturado no âmbito do Plano para a Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI).