Agrupamento de Escolas do Forte da Casa


O Agrupamento de Escolas do Forte da Casa (AEFC) é constituído por três escolas que, cobrindo todos os níveis de escolaridade do ensino básico e secundário, servem esta vila ribatejana – a Eb1 Professor Romeu Gil, a Eb2/3 Padre José Rota, e a Escola Secundária do Forte da Casa, sede do agrupamento desde 1 de agosto de 2010.

A localização geográfica da vila do Forte da Casa, onde se situam estes estabelecimentos de ensino, condicionou a história local e o povoamento da região, logo a população à qual estes estabelecimentos prestam serviço. Tendo sido já uma zona de grande produção agrícola, salineira e de atividade piscatória, passou por um intenso desenvolvimento industrial desde o final do século XIX até às décadas de 50 e 60 do século XX.

As sucessivas migrações que o Forte da Casa conheceu tiveram como consequência que esta vila e os seus arredores se caracterizem por uma intensa heterogeneidade racial, cultural e linguística de uma população que, economicamente, se situa maioritariamente no escalão C. Esta heterogeneidade coloca às escolas deste agrupamento desafios muito particulares, muitas vezes relacionadas com questões de integração.

Atualmente, o nosso agrupamento serve um universo de cerca de 2400 alunos, distribuídos pelas três escolas que o compõem.

Há um desígnio para este agrupamento de escolas: o da excelência aliado ao rigor.

Nas palavras do diretor, José Alberto Silva, “perspetivamos para o AEFC uma Escola Pública de qualidade, integradora, multicultural e promotora do enriquecimento e desenvolvimento da personalidade dos seus agentes educativos, que proporcione aos alunos formação científica, técnica e profissionalizante, bem como valores de cidadania que lhes permitam enfrentar o futuro como cidadãos úteis, solidários, ativos e conscientes dos seus direitos e deveres e com contributos válidos para o desenvolvimento da comunidade, da sociedade e do país“.