O ensino profissional tem sido uma aposta ganha do nosso Agrupamento. A procura (número de inscrições anuais), os índices de colocação ao nível do mercado de trabalho e o “feedback” positivo dado pelas empresas com as quais mantemos protocolos para efeitos de Formação em Contexto de Trabalho (estágio profissional), são fortes indicadores de que estamos, pedagógicamente, no bom caminho.
Ano após ano, reavaliamos e reformulamos as áreas que compõem a nossa oferta ao nível do ensino profissional, tendo por base dois fatores essenciais: procura e necessidades do mercado de trabalho.
Para obteres informação detalhada sobre cada um dos cursos, clica na sua designação.







O que são:

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional

Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para ti se:

  • Concluíste o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente;
  • Procuras um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
  • Não excluis a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos.

Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objectivos:

  • Contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
  • Privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
  • Preparam-te para acederes a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua vontade.

Estrutura Curricular

Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.
O plano de estudos inclui três componentes de formação:

  • Sociocultural;
  • Científica;
  • Técnica.

A componente de formação Técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho que visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.

FORMAÇÃODISCIPLINASTOTAL DE HORAS
SocioculturalPortuguês320h
Língua Estrangeira I, II ou III220h
Área de Integração220h
Tecnologias da Inf. e Comunicação100h
Educação Física140h
Científica2 a 3 disciplinas500h
Técnica3 a 4 disciplinas1100h
Formação em Contexto de Trabalho600h a 840h
Carga horária total/Curso3200h a 3440h

Prova de Aptidão Profissional

Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação.

Prosseguimento de Estudos

Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obténs dupla certificação – o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Os Cursos Profissionais permitem-te o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica (CET) ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso.