Ano Letivo 2020-2021
Neste início de novo ano letivo, dou as boas vindas a toda a comunidade educativa, nomeadamente aos alunos, aos pais e encarregados de educação, ao pessoal docente e não docente, convictos de que, em conjunto vamos superar esta situação atípica que nos preocupa.
Quero assegurar-vos que, apesar da situação inédita em que vivemos, o AEFC vai continuar empenhado na construção de uma escola de qualidade em parceria com a família, elemento fulcral na construção de um ambiente salutar e propício ao desenvolvimento do projeto de aprendizagem de cada aluno, respeitando as vivências de cada um, e estimulando a partilha e a solidariedade entre todos. no sentido de avançar na procura de melhores recursos/metodologias de aprendizagem e alternativas ao ensino de todos os alunos.
Todo o pessoal docente e não docente se encontra, empenhadamente, a preparar o presente ano letivo, de forma a pôr em prática, no terreno, as várias medidas de segurança que foram propostas pela DGS e tendo em conta o nosso Plano de Contingência.
Devido à atual situação de pandemia, estão a ser tomadas medidas de segurança e higiene excecionais, a saber:
- Uso obrigatório de máscara, em todo o recinto escolar, para docentes, não docentes e alunos, a partir do segundo ciclo;
- Cumprimento rigoroso das regras de etiqueta respiratória;
- Desfasamento de horários de entrada/saída e de intervalos entre os vários ciclos;
- Atribuição de uma sala por turma e com lugar fixo por aluno, sempre que possível;
- Definição de circuitos de circulação interna nas escolas do Agrupamento;
- Higienização das salas de aula, sempre que haja mudança de turma;
- Disponibilização de solução antissética de base alcoólica, no espaço escolar;
- Privilegiar a via digital para todos os procedimentos administrativos, sempre que possível;
- Privilegiar a via digital ou telefónica no contacto DT/E.E.;
- Definição de procedimentos para utilização de refeitórios e bares.
Neste ano letivo atípico, é indispensável o reforço da articulação entre a Escola e a Família.
Serão agendadas reuniões por videoconferência entre os Diretores de Turma e os Encarregados de Educação (EE) com o objetivo de prestar informações sobre o funcionamento do ano letivo, designadamente, no que diz respeito às rigorosas medidas de proteção e segurança que temos de adotar.
Com esta primeira mensagem, pretende-se apenas deixar-vos uma palavra de serenidade nestes tempos difíceis que vivemos e dizer-vos que, mais do que nunca, precisamos da colaboração de todos, imbuídos num espírito de partilha, tolerância e, sobretudo, responsabilidade, convicto que faremos os possíveis para preservar a vossa segurança.
No dia 17 de setembro, terá lugar a receção aos alunos de 1º, 4º, 5º e 10º anos. Os alunos vão ser recebidos pelos respetivos Professores Titulares/Diretores de Turma para terem conhecimento das novas regras de segurança impostas a todos. De forma a evitar uma enorme afluência de pessoas às Escolas e pôr em risco a segurança de todos, a receção irá decorrer em moldes diferentes dos anos anteriores.
No dia 18 de setembro, será a apresentação para as restantes turmas.
No dia 21 de setembro, iniciar-se-ão, para todos os anos de escolaridade, as atividades letivas.
Quero informar-vos que vamos continuar a promover uma cultura de diálogo, de participação, de partilha e de responsabilização de todos e de cada um dos elementos da Comunidade Educativa, para consolidar os bons resultados já alcançados, em termos de satisfação dos nossos alunos e respetivos pais e encarregados de educação, mas também dos professores e funcionários desta instituição.
Para isso, conto com uma equipa de profissionais dedicados e empenhados, que estiveram envolvidos na construção da escola de excelência que hoje temos e que tudo farão para continuar a operacionalizar a missão e os valores que nos norteiam.
É ainda minha pretensão continuar a desenvolver convosco, pais, encarregados de educação, parceiros/colaboradores, equipa docente e não docente, um ambiente de colaboração, de abertura e confiança que continue a promover uma cultura de escola onde prevaleça a compreensão, o respeito dos princípios democráticos de convivência, a interação construtiva as atitudes solidárias e tolerantes entre toda a comunidade educativa.
Por fim, quero deixar uma palavra de confiança para a situação e o contexto conjuntural atual que vivemos. Tudo faremos para criar condições para proporcionar a todos vós um clima de confiança e segurança, cientes de que, em conjunto, ultrapassaremos esta situação atípica.
Juntos vamos ultrapassar todas as vicissitudes do presente!
Juntos venceremos!
Juntos iremos mais longe!
Votos de um ano letivo 2020/2021 pleno de êxitos pessoais e profissionais.
O Diretor do Agrupamento
José Alberto da Silva