NOTA DE INTRODUÇÃO
Portugal está abaixo da média europeia no número de alunos a frequentar o Ensino Profissional. Continua a existir a ideia, errada, que o ensino profissional é de menor qualidade e que se dirige aos jovens que não encontram outras alternativas.
Contudo, os números provam que os Cursos Profissionais não são uma segunda escolha, pela sua exigência de qualidade e pelas vantagens salariais e de empregabilidade que lhe estão associadas.
O ensino profissional é cada vez mais valorizado, pelo que o seu reforço se tornou uma prioridade para o crescimento económico de qualquer país europeu. A meta em Portugal é que em 2030 55% dos jovens que se encontrem no ensino secundário estejam a frequentar uma via profissional.
Também o Município de Vila Franca de Xira tem como política educativa local prioritária o 12.º ano de escolaridade como referencial mínimo de formação. Em parceria com as Escolas da Rede Pública do Concelho e a rede empresarial local temos vindo a trabalhar em torno de um projeto comum, Profissional +: valorizar as formações intermédias, por forma a qualificá-las e responder às necessidades de técnicos especializados nas empresas locais e regionais. As nossas Escolas têm respondido largamente a este desafio, oferecendo no ano letivo de
2023/2024 vinte e três Cursos Profissionais das mais diversas áreas.