Forte da Casa, 14/10/2020
Caro(a) Encarregado(a) de Educação,
Informamos que foi confirmado um caso de COVID-19 no nosso estabelecimento de ensino, na turma 12º CT3.
O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.
O nosso estabelecimento está, em articulação com a Autoridade de Saúde Local/Unidade de Saúde Pública Local, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.
Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 – 808 24 24 24) ou outras linhas especificas criadas para o efeito Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, não havendo de momento necessidade de adotar outros cuidados adicionais além da referida monitorização de sintomas. Para mais informações, pode consultar o site da DGS da COVID-19 (www.covid19.min-saude.pt).
A indicação da Autoridade de Saúde Local é a de que os alunos do 12º CT3 deverão continuar a frequentar as aulas, e passamos a citar:
“Em nome da Sra. Delegada de saúde, Dr. Judite Catarino, vimos informar que após Inquérito Epidemiológico ao aluno em questão, não foram identificados contatos de alto risco, uma vez que a criança em questão já estava fora da escola há 48 horas antes de fazer o teste/sintomas.
Desta forma, determina-se que a turma que a aluna frequenta fica em vigilância passiva, nomeadamente continua a frequentar a escola, cumprindo rigorosamente a higienização das mãos, distanciamento físico de segurança e uso obrigatório de máscara (certificada) em todos os momentos do contexto escolar. Estes alunos devem avaliar a temperatura 2 vezes por dia e estar atento ao aparecimento de sintomas compatíveis com covid 19.
Em caso de aparecimento de sintomas nestes alunos ou docentes contactantes, agradecemos o contato imediato para o médico acompanhante (família) ou linha de saude24, a fim de proceder-se à realização de teste.”
Com os melhores cumprimentos,
O Diretor
José Alberto Silva14