Prolongado até 12 de julho prazo para renovação de matrículas do 2.º ao 5.º anos
Esta madrugada, ocorreram problemas técnicos num equipamento de refrigeração do centro de dados da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
Por este motivo, equipamentos do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) ali instalados sofreram avarias, algumas das quais em equipamentos que garantem a autenticação de utilizadores, tal como acontece com o Portal das Matrículas.
Apesar dos esforços das equipas técnicas e dos fabricantes desses equipamentos, não foi possível, durante o dia de hoje, o funcionamento normal daquele portal.
Tendo em conta que hoje é o último dia relativo às matrículas do 2.º ao 5.º anos, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação decidiu prorrogar o prazo até dia 12 de julho, sexta-feira, a pedido do IGeFE e após garantia de que a situação está normalizada.
O Governo lamenta o incómodo e a perturbação causada aos pais e encarregados de educação, bem como aos estabelecimentos de ensino.
Tal como referido hoje pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação, é intenção do Governo robustecer os sistemas de informação, de forma a que as falhas que se têm registado não voltem a
ocorrer nas matrículas para o ano letivo 2025/2026.