Forte da Casa, 21/01/2022
Caro(a) Encarregado(a) de Educação,
Informamos que foi confirmado um caso de COVID-19 na turma 11ºCT1 no estabelecimento de educação que o seu educando frequenta.
A Autoridade de Saúde Local determina que os alunos da turma deverão permanecer vigilância passiva, mantendo a frequência das aulas.
Os encarregados de educação irão receber a credencial para que os alunos realizem teste.
O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente com COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse e dificuldade respiratória, e febre (≥38ºC). Também podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.
O nosso estabelecimento está, em articulação com a Autoridade de Saúde territorialmente competente, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.
Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar o SNS 24 – 808 24 24 24 ou outras linhas específicas criadas para o efeito.
Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, devendo ser cumpridas todas as medidas de Saúde Pública instituídas, designadamente a automonitorização do seu estado de saúde para sintomas sugestivos de COVID-19.
Para mais informações, pode consultar o site da DGS da COVID-19 (www.covid19.min-saude.pt).
Com os melhores cumprimentos,
O Diretor
José Alberto Silva