— TIPOLOGIA DE ITENS —
No sentido de proporcionar informação relativa à terminologia utilizada pelo IAVE, apresenta-se a tipologia dos itens que integram os instrumentos de avaliação externa da responsabilidade deste Instituto. A terminologia adotada diz respeito ao tipo de resposta esperada e ao formato dos itens.
A opção por uma tipologia e formato de item é determinada pelo objetivo do item e pelo objeto de avaliação. Estes elementos são também determinantes para a construção dos critérios de classificação.
Relativamente ao tipo de resposta esperada, os itens classificam-se em itens de seleção e itens de construção.
Os itens de seleção implicam a escolha da resposta correta a partir de várias opções dadas e podem apresentar os formatos seguintes:
- escolha múltipla;
- associação;
- ordenação;
- verdadeiro/falso;
- completamento.
Nos itens de escolha múltipla, a resposta é selecionada de entre um conjunto de opções fornecidas, geralmente quatro. A classificação das respostas a estes itens é dicotómica 1.
Nos itens de associação, a resposta requer o estabelecimento de uma associação entre os elementos de dois conjuntos, de acordo com as instruções dadas. O número de elementos dos dois conjuntos é sempre diferente, para que a última resposta não possa ser dada por exclusão das demais. Nestes itens, a associação a estabelecer pode ser simples — a cada elemento do primeiro conjunto é associado um único elemento do segundo conjunto —, sendo a classificação da resposta dicotómica, ou múltipla — a cada elemento do primeiro conjunto são associados um ou mais elementos do segundo conjunto —, permitindo uma classificação por níveis de desempenho.
Nos itens de ordenação, a resposta implica a seriação de vários elementos (por exemplo, quantidades, acontecimentos ou processos), de acordo com um critério lógico ou cronológico fornecido. A classificação da resposta a estes itens é sempre dicotómica.
Nos itens de verdadeiro/falso, a resposta implica uma categorização (atribuição de uma de duas categorias 2) de cada uma das proposições de um dado conjunto. A classificação da resposta a este tipo de itens pode ser dicotómica, ou por níveis de desempenho, dependendo do objetivo do item e do objeto de avaliação. Os itens de verdadeiro/falso podem não adotar a forma tradicional (em que o aluno refere se cada uma das proposições é, ou não, verdadeira), mas solicitar, por exemplo, a seleção de todas as proposições verdadeiras.
- Numa classificação dicotómica, a cotação do item só é atribuída à resposta correta; todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.
- Por exemplo, verdadeiro/falso, observado/não observado, presente/ausente, sim/não.
Nos itens de completamento, a resposta implica o preenchimento de espaços em branco numa frase, num texto ou noutro suporte, mediante a seleção de entre um conjunto de elementos fornecido. A classificação da resposta a este tipo de itens pode ser dicotómica, ou por níveis de desempenho, dependendo do objetivo do item e do objeto de avaliação.
Existe, ainda, a possibilidade de um item combinar dois ou mais formatos dos apresentados. A título de exemplo: pode ser combinado um item de associação, cuja resposta requeira a seleção da opção correta numa escolha múltipla; pode ser combinado um item de completamento, cuja resposta requeira a seleção da opção correta em várias escolhas múltiplas, cada uma com três ou quatro opções de resposta.
Os itens de construção implicam a produção de uma resposta cuja estrutura e cuja extensão dependem das instruções de realização e podem apresentar os formatos seguintes:
- completamento;
- resposta curta;
- resposta restrita;
- resposta extensa.
Nos itens de completamento, a resposta implica o preenchimento de espaços em branco numa frase, num texto ou noutro suporte, com, por exemplo, palavras ou expressões que não são fornecidas. A classificação da resposta a este tipo de itens pode ser dicotómica, ou por níveis de desempenho, dependendo do objetivo do item e do objeto de avaliação.
Nos itens de resposta curta, a resposta requer, por exemplo, a apresentação de uma palavra, de uma expressão, de uma frase, de um símbolo, de um número ou de uma fórmula. A classificação da resposta a estes itens é, por norma, dicotómica. No entanto, se a resposta ao item implicar aprendizagens de diferentes constructos, pode ser classificada por níveis de desempenho.
Nos itens de resposta restrita, a resposta implica, por exemplo, a apresentação de uma explicação, de uma previsão, de uma conclusão, de uma justificação, de uma representação ou construção gráfica, de cálculos ou de determinações gráficas.Os itens de resposta extensa, também designados por itens de composição, requerem uma resposta com maior extensão do que a requerida pelos itens de resposta restrita, podendo essa resposta ser orientada por um conjunto de instruções de realização.
Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação podem apresentar-se organizados por parâmetros ― que incluem os respetivos níveis de desempenho e os descritores de cada nível ―, por níveis de desempenho ― com os respetivos descritores de cada nível, embora não organizados em parâmetros ― ou por etapas devidamente explicitadas.
notas :
- Numa classificação dicotómica, a cotação do item só é atribuída à resposta correta; todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.
- Por exemplo, verdadeiro/falso, observado/não observado, presente/ausente, sim/não.