O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço especializado de apoio na escola, de orientação educativa que preconiza a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, bem como o seu sucesso educativo, conjugando a sua atividade com as outras estruturas de orientação educativa existentes no Agrupamento de Escolas. Desenvolve a sua ação nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa, do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar, e da orientação escolar e profissional.

Podem aceder diretamente ao SPO alunos, pais e encarregados de educação, diretores de turma, professores, educadores e pessoal não docente. É obrigatório o preenchimento de ficha de informação e marcação de atendimento.

O profissional que integra o Serviço dispõe de autonomia técnica e científica embora dependa, sem prejuízo da mesma, da Direção do Agrupamento. Deve ainda respeitar, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adotadas pelas associações científico-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente a salvaguarda da privacidade dos utentes e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões.

O SPO tem sede na Escola Secundária do Forte da Casa com gabinete de atendimento.