Escola Básica do 1º Ciclo  Professor Romeu Gil


A EB1 Professor Romeu Gil situa-se na Rua da Escola, na freguesia do Forte da Casa, datando a sua construção de 1974. Porém, o seu funcionamento teve início, apenas, no ano de 1977, com um total de 4 salas de aulas.

No ano de 1979, a escola estava a funcionar com todas as salas de aulas ocupadas, não chegando já para as necessidades dos utentes, situação decorrente de uma das vagas migratórias que chegaram a esta vila.

No ano letivo de 1985/86, a escola prestava serviço a 901 alunos, tendo sido necessária, para dar resposta a tão elevado número de discentes, a construção de um pavilhão pré-fabricado, situado na segunda fase de construção da vila, onde funcionavam 4 turmas.

Nos últimos anos, o número de alunos tem vindo a decrescer, fruto do envelhecimento populacional dos que aqui residem, tendo estabilizado em cerca de 500 utentes distribuídos pelos quatro anos de escolaridade que compõem o 1º ciclo do ensino básico.

Atualmente, a escola tem 14 salas de aula, uma sala para crianças multideficientes integradas no ensino regular, uma biblioteca/centro de recursos com espaço de audiovisuais, refeitório equipado, gabinete de Coordenação, reprografia, gabinete para auxiliares de ação educativa, ginásio e sala para a psicóloga e a terapeuta de fala.

No ano letivo de 2004/2005, a Escola Básica do 1º Ciclo foi remodelada por completo persistindo, ainda assim, algumas carências ao nível da manutenção e conservação dos espaços.

A escola funcionou em regime de autonomia desde o ano letivo de 1998/99 sob tutela do Centro de Apoio Escolar (CAE) de Lisboa. No ano de 2004/2005, entrou em agrupamento vertical com a EB23 do Forte da Casa (atual EB23 Padre José Rota), passando a fazer parte do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa, hoje com sede na Escola Secundária de Forte da Casa.